domingo, 28 de novembro de 2021

A queda de Deodoro da Fonseca e seu arrependimento de ter proclamado a República

Deodoro da Fonseca e o arrependimento da proclamação da República.

Se queridos leitores, você não leu errado o título desse artigo e muito menos não é uma fake news... É real o relato, isso aconteceu, e é por isso que é muito bom as pessoas conhecerem mais a história de seu país. É claro, que não é todo mundo que gosta de história e não tem paciência, isso é compreensível. Mas a partir do momento que você se depara com uma história de seu país contada nas escolas, e você fica pensativo ou até mesmo se interessou, é muito bom ler e se informar sobre quilo para não cair em doutrinação, que é o que as escolas promove.

Em 15 de novembro de 1889, como todos já sabem aconteceu a proclamação da República no Brasil certo? Ok. O cara que proclamou a República foi Deodoro da Fonseca, o que todo mundo já sabe. E que ele até então era monarquista {Talvez foi monarquista até morrer, já que se arrependeu depois}, e que proclamou a República devido a uma Fake News.


Leia também: A proclamação da República no Brasil se deu por uma "Fake News"


Durante os dois primeiros anos da República, o governo provisório chefiado por Deodoro estava então promovendo algumas mudanças na estrutura administrativa do Brasil de um modo geral, desde a mudança do nome oficial do país {De Império do Brasil, o Brasil passou a se chamar oficialmente "Estados Unidos do Brasil"} até mesmo a mudança de topônimos que até então estavam ligados a monarquia. Em fevereiro de 1891 foi então concluída e promulgada a primeira constituição republicana do Brasil. Os meses se passaram, Deodoro da Fonseca se irritou com o parlamento, fechou o Congresso e fez perseguições. Além disso ouvi dizer uma vez que os deputados aprovaram uma moção em que consideravam Quintino Bocaiúva como o "Pai da República Brasileira" {Quintino Bocaiúva foi também um dos líderes da proclamação da República} e isso irritou muito Deodoro da Fonseca. Os meses se passaram, a situação ficou insustentável e em 23 de novembro de 1891, após a Marinha ameaçar bombardear a capital do Brasil, que na época era o Rio de Janeiro, Deodoro da Fonseca renunciou a presidência, temendo uma guerra civil. Pouco depois quando soube da morte do imperador no exílio duas semanas depois, Deodoro parou de usar uniformes militares. Tempos depois ele passou a criticar a maçonaria {Ele havia se tornado maçom alguns anos antes} e morreu em agosto de 1892, talvez de desgosto, já que ele sofria de dispnéia, uma doença respiratória e que causa falta de ar as vezes a alguns anos.

Há também outros líderes notáveis da proclamação da República que também se arrependeu como o próprio Quintino Bocaiúva e Ruy Barbosa que chegou a dizer "Me perdoe majestade, eu não sabia que a República era assim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado pede 1 milhão de dólares ao coach Pablo Marçal, após desafio em entrevista

Coach se envolveu em mais uma polêmica. Só que dessa vez poderá doer em seu bolso. Recentemente o coach Pablo Marçal entrou em uma grande fu...