quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Curiosidades - A empresa que chegou a ser maior que alguns estados

A empresa que chegou a ser maior do que alguns estados.
Um dos prédios da Indústrias Matarazzo nos dias atuais.

Existe uma certa semelhanças entre Empresa e Estado, a única diferença é que enquanto o primeiro é uma corporação pública, o segundo é uma corporação privada. Um fornece serviços ao povo de forma pública, e outro fornece serviços ao povo de forma privada. Pois mesmo serviços considerados públicos, como Escolas, Hospitais, e etc., também tem no meio privado. E um fato curioso é que existem empresas mesmo nos tempos atuais que são maiores do que alguns países, {Em faturamento é claro}. E no passado também não foi tão diferente, e um exemplo disso também era a famosa Standard Oil Company, uma das primeiras empresas de petróleo do mundo, fundada em 1870 pela família Rockefeller. Ela durou até o ano de 1911, quando devido ao seu tamanho e monopólio a suprema corte dos Estados Unidos ordenou seu desmembramento em 34 novas empresas. O que no fim das contas acabou contribuindo para que em pouco tempo até, seu fundador John Rockefeller que se tornou acionista das 34 novas empresas se tornasse o homem mais rico do mundo sendo o primeiro a acumular uma fortuna de 1 bilhão de dólares no ano de 1913 {E vale lembrar que 1 bilhão de dólares naquela época era muito, mais muito dinheiro, talvez seria como se fosse 1 trilhão de dólares nos dias atuais}. Ele chegou a ser mencionado até mesmo no Guinnes Book por isso.

E aqui no Brasil também existiu uma empresa, fundada no final do século XIX por um imigrante italiano chamado Francesco Matarazzo. Ele chegou ao Brasil em 1881 aos 27 anos de idade, junto da esposa e do filho. Ele trazia uma carga de banha de porco que iria utilizar para começar um negócio aqui no Brasil, mas infelizmente ao desembarcar no navio assim que chegaram a carga caiu no mar e se perdeu tudo.

Francesco então teve que começar tudo do zero e foi morar em Piracicaba, interior de São Paulo. Lá ele trabalhou vendendo produtos de porta em porta, até que resolveu fabricar banha de porco ao começar a comprar porcos da região. Seu produto, a banha de porco enlatada foi um sucesso local e alguns anos depois, em 1891 ele fundou a Companhia Matarazzo e com o passar do tempo sua empresa foi crescendo aos poucos, até que estourou a guerra entre Espanha e Estados Unidos em 1898 e como ele importava farinha dos Estados Unidos, isso não foi mais possível.

Mas como antes já estava previsto que poderia haver a guerra, Francesco, que não foi apoiado por outras pessoas começou a comprar farinha da Argentina. E com a guerra entre Estados Unidos e Espanha e a impossibilidade de importar farinha dos  Estados Unidos que era mais barato, ele resolveu então ter a ideia de produzir farinha aqui no Brasil.

E foi então que em 1900 depois de um empréstimo ele começou a construir uma grande fábrica que passou a se chamar Moinho Matarazzo e foi inaugurada ainda no mesmo ano. E é a partir daí que tem início o grande crescimento da empresa, quando que com o passar dos anos a empresa que já era um conglomerado começou a criar outras empresas que fabricavam diversos produtos. E tempos depois o conglomerado já tinha mais de 200 empresas {Algumas fontes dizem 365 empresas}. e passou a se chamar oficialmente Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo.

As Indústrias Matarazzo era tão grande que chegou a ter o quarto maior PIB {Faturamento} do Brasil, ficando atrás somente do PIB do Brasil, do PIB do estado de São Paulo e do PIB do Departamento do Café. O jornalista Assis Chateubriand que anos depois foi o fundador da TV Tupi costumava a chamar a Industrias Matarazzo, de "Estado Matarazzo". Só se pra se ter uma ideia se existisse nos dias atuais o faturamento da Indústrias Matarazzo seria entre 576 bilhões de reais a 758 bilhões de reais, seria maior até do que o faturamento da Petrobrás, que é considerada a maior empresa do Brasil atualmente.

Em 1937 seu fundador Francesco Matarazzo faleceu aos 83 anos de idade, ele foi substituído no comando da empresa por seu filho que comandou a empresa até 1977, quando também faleceu aos 77 anos de idade. A empresa então passou a ser comandada por sua filha e neta do fundador, Maria Pia. Porém desde os anos 60 a empresa estava em crise e durante os anos 70 piorou e já nos anos 80 a situação estava bem feia e a empresa acabou indo a falência no ano de 1987, depois de quase 100 anos de história e um legado no estado de São Paulo presente até hoje.

Lembro que a primeira vez que eu ouvi falar dessa empresa Matarazzo foi nos livros de história da escola no ensino fundamental, e ao ler sobre o assunto muitos anos depois, achei bem interessante a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado pede 1 milhão de dólares ao coach Pablo Marçal, após desafio em entrevista

Coach se envolveu em mais uma polêmica. Só que dessa vez poderá doer em seu bolso. Recentemente o coach Pablo Marçal entrou em uma grande fu...