terça-feira, 9 de maio de 2023

Curiosidades históricas sobre Itajaí

Curiosidades históricas sobre Itajaí.

A nossa cidade de Itajaí é uma das mais importantes de Santa Catarina e também aparece em destaque como uma das 30 cidades com o maior PIB do Brasil, além também é claro, de possuir uma boa qualidade de vida, vários pontos turísticos, entre outros aspectos positivos. E confira aqui algumas curiosidades sobre a cidade.

Ninguém sabe quem é seu fundador

Muitas cidades tem um fundador em específico, porém li uma vez na Biblioteca Pública um livro sobre a história de Itajaí, onde dizia que não se sabe ao certo quem é o verdadeiro fundador de Itajaí. Especula-se que possa ter sido Antônio Menezes Vasconcellos Drummond, nascido em 1794 e que veio do Rio de Janeiro por volta de 1819 onde começou a atuar se não me engano na produção de madeiras aqui onde hoje é Itajaí.

O fato é que tudo começou por volta de 1820 e poucos anos depois foi fundada uma circunscrição religiosa chamada Curato do Santíssimo Sacramento de Itajaí, devido a construção de uma capela ainda na década de 1820, que anos depois se transformou na igreja matriz da cidade e atualmente é a Igreja da Imaculada Conceição, a famosa igrejinha amarela que fica em frente ao Píer Turístico.

Sua verdadeira data de fundação é anterior do que a atual

No Brasil acontece uma enorme confusão sobre a data de fundação das cidades. Pois geralmente há duas datas em específico, que são: A data onde a cidade realmente foi fundada, que geralmente é quando de fato começa a colonização do local ou ainda quando a cidade se transforma em um distrito, povoado ou vila. E a segunda data em específico é quando a cidade se transforma em um município. E com Itajaí não poderia ser diferente, pois se for parar para pensar, a cidade tem três datas de fundação. A primeira delas é quando de fato começa a colonização na cidade, na década de 1820, a segunda delas, considerada a verdadeira é 12 de agosto de 1833, que é quando a cidade que ainda era um povoado é elevada a categoria de "Freguesia", onde passa a se chamar Freguesia do Santíssimo Sacramento de Itajaí, e fazia parte de Porto Belo {E pouco antes fazia parte de São Francisco do Sul}.

Mas, Itajaí se transformou oficialmente em um município somente em 15 de junho de 1860, e essa é considerada a data "oficial" de fundação da cidade. Bem diferente do que ocorreu com Blumenau e Joinville, pois Blumenau e Joinville foram fundadas verdadeiramente em 1850 e 1851 respectivamente, mas no entanto Blumenau só se transformou em município em 1880 e Joinville só se transformou em município em 1866, mas a data de fundação dessas cidades é considerada onde tudo começou, que é 1850 e 1851 respectivamente. E se Itajaí seguisse esse mesmo esquema, a data de fundação oficial de Itajaí seria na verdade 12 de agosto de 1833, e não 15 de junho de 1860.

Tem uma das maiores festas portuguesas do mundo

Assim como Blumenau tem a Oktoberfest, a maior festa alemã da América, Itajaí tem a Marejada, que é uma das maiores festas portuguesas do mundo, quiçá a maior do mundo. Sua primeira edição aconteceu em 1986 e sempre acontece no mês de outubro e realmente é uma festa muito agradável. E embora seja uma opinião minha, eu gostava muito da Marejada antigamente, ali na naquela época de 2003, 2004, era muito diferente, o ambiente era mais bonito, mais agradável, tinha aquelas apresentações com pessoas com roupas típicas portuguesas, era muito interessante. Hoje em dia infelizmente resta apenas lembranças, mas espero que um dia a Marejada volte a ser como antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado pede 1 milhão de dólares ao coach Pablo Marçal, após desafio em entrevista

Coach se envolveu em mais uma polêmica. Só que dessa vez poderá doer em seu bolso. Recentemente o coach Pablo Marçal entrou em uma grande fu...