sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Quem foi MC Cruel?

Quem foi MC Cruel?

Eu gosto muito de funk, principalmente o funk carioca e ouvindo músicas e pesquisando sobre músicas de funk na internet, em especial o YouTube, a gente acaba conhecendo uma grande quantidade de músicas de funk, e também de cantores de funk. Mas no caso do MC Cruel, que é um cantor de funk que irei contar aqui, eu conheci sua história pela primeira vez no final de 2015, pois como sempre gostei de História e Jornalismo, no final daquele ano eu comecei a pesquisar a história do Tráfico de Drogas no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. E o meu interesse em conhecer essa história veio logo após o falecimento do traficante Playboy, do Rio de Janeiro, e que virou manchete no Brasil inteiro naquela época, indo parar no até então mais assistido telejornal brasileiro, o Jornal Nacional, da TV Globo.

E pesquisando ainda naquela época, fins de 2015 a história do Tráfico de Drogas no Brasil, em especial no Rio de Janeiro, acabei me deparando com menções feitas ao MC Cruel, pois embora ele era cantor de funk ele era ligado a duas facções em sua época, conhecidas como ADA - Amigo dos Amigos e TC - Terceiro Comando, esta última não existe mais, porém foi criada em seu lugar o TCP - Terceiro Comando Puro, e foi justamente na época de fundação dessa nova facção que o MC Cruel infelizmente acabou falecendo e existem algumas versões a respeito de sua morte.

E por ouvir falar do MC Cruel ao pesquisar sobre a história do tráfico, resolvi pesquisar suas músicas no YouTube, e para minha surpresa tem muitas músicas dele no YouTube e também letras de suas músicas na internet. E fiquei até surpreso, já que não existe quase nada de informações sobre ele. Porém resolvi pesquisar sobre a história dele, principalmente lendo comentários a respeito dele em vídeos de suas músicas por exemplo, onde sempre tem relatos ali, além também de pesquisas na internet sobre o MC Cruel. E resolvi reunir todas as informações sobre ele aqui nesse artigo. E um fato curioso é que MC Cruel chegou a cantar e conhecer outros cantores de funk famosos, como MC G3, MC Mazinho e MC Catra.

A história

Quem foi MC Cruel?
Segundo informações, MC Cruel nasceu por volta de 1975, pois ouvi dizer que ele faleceu aos 28 anos em 2003, então isso significa que ele pode ter nascido por volta dessa época, entre 1975 a 1980. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro mesmo, na comunidade conhecida como Morro do Juramento, que se não me engano faz parte do famoso Complexo do Alemão. Ele perdeu seus pais muito cedo, ainda criança, chegando até mesmo a passar fome, mas ele acabou sendo ajudado pelos traficantes locais e logo na juventude foi despertando seu talento para música. Pois ele possuía uma voz marcante e que combinava muito com o funk, além de ele conseguir em algumas de suas músicas fazer duas vozes diferentes.

E devido a sua infância difícil, ele adotou como nome artístico o nome "MC Cruel", pois sua juventude foi "cruel". Ele começa a se destacar no final dos anos 90, mais ou menos por volta de 1997, onde durante esse período até 2002 foi seu auge, segundo li em alguns comentários no YouTube de pessoas que o acompanharam naquela época ou talvez até o conheceram pessoalmente.

As facções

MC Cruel era ligado a duas facções criminosas em sua época, que era o Amigo dos Amigos e Terceiro Comando, que controlavam o tráfico de drogas em sua comunidade natal, o Morro do Juramento e o Complexo da Maré, onde ele passou a morar durante um tempo, na favela conhecida como Pinheiros.

Quem foi MC Cruel?
Ele fez muito sucesso cantando para essas facções que haviam se unindo em 1998 e eram conhecidas juntas como TC/ADA. Várias músicas de MC Cruel fizeram sucesso na época, como: ADA do Chuck {Chuck era um dos apelidos do traficante Linho, um dos líderes da facção ADA}, Gangan Vai te Pegar {Gangan era o apelido de Irapuan David Lopes, líder da facção Terceiro Comando}, Rap da Pedreira, entre várias outras músicas. Ele sempre cantava nos bailes funks das comunidades por onde ele andava e também por onde as facções Terceiro Comando e ADA comandavam e chegou a fazer um duelo na cidade de Vitória, Espírito Santo com o MC G3 em dezembro de 2003, quando ele já não fazia parte mais da facção ADA e nem da facção Terceiro Comando, que havia sido extinta e sim fazia parte da recém fundada facção Terceiro Comando Puro, onde é pouco depois disso que aconteceu sua morte, que possui algumas versões.

A separação da união TC/ADA e o impacto na vida de MC Cruel

Em 11 de setembro de 2002 aconteceu a famigerada rebelião no presídio de Bangu, no Rio de Janeiro, onde estavam presos os líderes das facções rivais TC/ADA e Comando Vermelho. Na rebelião, os líderes do Comando Vermelho conseguiram adentrar as galerias onde estavam os líderes das facções Terceiro Comando e ADA, matando vários deles. Porém o único líder de uma das facções rivais que saiu vivo foi o traficante Celsinho da Vila Vintém, ligado a facção ADA e um de seus fundadores segundo a justiça.

Por conta disso, ouve muita desconfiança por parte dos traficantes que estavam em liberdade nas ruas e eram ligados as duas facções Terceiro Comando e ADA. E devido a esse clima de desconfiança, alguns traficantes do Complexo da Maré fundaram uma nova facção, que ficou conhecida como TCP - Terceiro Comando Puro, e aos poucos, traficantes que eram da facção Terceiro Comando alguns se filiaram a facção ADA e outros se filiaram a recém fundada TCP, e devido a isso a facção Terceiro Comando acabou sendo extinta entre o fim de 2002 e início de 2003.

A nova facção, o TCP se tornou rival do ADA e MC Cruel acabou optando por se filiar a facção TCP, que em pouco tempo passou a comandar o tráfico em algumas comunidades do Rio de Janeiro que antes era do antigo Terceiro Comando ou ADA. E nessa época, MC Cruel estava morando no famoso Morro do Dendê, que era comandado pelo antigo Terceiro Comando, mas que com o fim deste passou a ser comandado pelo ADA e em fins de 2003 houve como diz na gíria do tráfico um "golpe de estado" e o Morro do Dendê passou a ser comandado pelo TCP e MC Cruel acabou por se filiar ao TCP.

Agora fazendo parte do TCP, MC Cruel continuou seguindo sua vida normal, cantando e morando no Morro do Dendê. Porém ele acabou sendo assassinado tempos depois, e há várias versões para seu assassinato. A mais difundida é de que ele teria sido grampeado no telefone desenrolando com traficantes da facção ADA, querendo voltar para a mesma, e os traficantes do TCP ao descobrir o levaram para uma favela conhecida como Praia da Rosa, uma das favelas pertencentes ao Morro do Dendê, as margens da Baía de Guanabara, e lá ele teria sido morto a tiros e depois esquartejado e as partes do seu corpo jogados no mar da Baía de Guanabara. E quanto aos assassinos, há uma versão que diz que foi o próprio Fernandinho Guarabu, chefe do tráfico no Morro do Dendê fazia pouco tempo na época, e Gil do Dendê, seu braço direito que teriam assassinado MC Cruel. Se é verdade ou não, Fernandinho Guarabu se converteu a fé evangélica apenas três anos depois, em 2006 na igreja Assembleia de Deus Monte Sinai, talvez devido ao peso na consciência e o arrependimento de ter matado o cantor de funk alguns anos antes. Fernandinho Guarabu e Gil do Dendê acabaram por falecerem em 27 de junho de 2019 em confronto com a polícia.

Já a outra versão para a morte de MC Cruel foi que ele teria sido morto numa chacina que aconteceu num baile funk no Morro do Dendê, e que depois seu corpo teria sido esquartejado. Aliás, a unanimidade aqui nas versões de sua morte é que de ele foi esquartejado. E como provavelmente uma chacina num baile funk do Rio de Janeiro viraria notícia, e ainda mais no Morro do Dendê, eu fui pesquisar em notícias antigas da época e para minha surpresa, descobri que houveram ao menos TRÊS chacinas em baile funk no Morro do Dendê em um curto período de tempo, onde uma teria ocorrido em 6 de dezembro de 2003, a outra bem finalzinho de dezembro do mesmo ano {Esqueci o dia, hahaha} e a última em 31 de janeiro de 2004.

E como há no YouTube um áudio com o duelo feito entre MC Cruel e MC G3, e num dos trechos do áudio, o MC G3 cita a morte do traficante do ADA, Savoy, fui pesquisar sobre o traficante Savoy, e descobri que ele faleceu em confronto com a polícia em 4 de dezembro de 2003, e isso significa que pelo menos até dezembro de 2003, o MC Cruel estava vivo. E por isso acredito que ele possa ter falecido entre entre dezembro de 2003 e começo de 2004. 

Se fosse vivo hoje, talvez MC Cruel seria um dos mais conhecidos cantores de funk do Brasil, pois possuía muito talento e tinha uma voz marcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado pede 1 milhão de dólares ao coach Pablo Marçal, após desafio em entrevista

Coach se envolveu em mais uma polêmica. Só que dessa vez poderá doer em seu bolso. Recentemente o coach Pablo Marçal entrou em uma grande fu...