segunda-feira, 31 de outubro de 2022

A história de São Paulo

A história de São Paulo.

São Paulo, a locomotiva do Brasil, o estado mais importante da federação tem uma longa história de vida, tendo sido um dos primeiros estados do Brasil. Sua história começou ainda na época do descobrimento do Brasil e inclusive se confunde um pouco com ela, visto que foi em São Paulo onde foi fundada ou pelo menos fica a mais antiga cidade do Brasil, a cidade de São Vicente.

Pois então, a história de São Paulo começa em 1532 quando é fundada a cidade de São Vicente, que ainda era uma vila. Com o passar do tempo foi chegando mais imigrantes, além também de outros europeus que abarcaram por ali além dos portugueses, como os franceses e até mesmo o aventureiro alemão, Hans Staden se aventurou pelas terras do litoral de São Paulo, na região de Ubatuba, onde foi feito prisioneiro dos lendários índios Tupinambás. Mas que depois conseguiu fugir e de volta em seu país, a Alemanha, escreveu um livro muito interessante narrando sua experiência naquele Brasil selvagem e recém descoberto.

Anos depois da fundação de São Vicente, é fundada em 1554 pelos padres Jesuítas e liderados pelo padre José de Anchieta, a vila de São Paulo de Piratininga, mais conhecida como São Paulo, sim a cidade de São Paulo, a maior do Brasil e a mais populosa nos dias atuais. E com o passar dos anos como falei antes foram sendo desbravados o interior do estado, trabalho feito muito comum pelos bandeirantes, que não só se aventuraram por São Paulo, mas em outros estados também. Quer dizer... Se bem que no início do século XVIII o estado de São Paulo que ainda era a Capitania de São Paulo era tão grande que tinha cerca de 3 milhões de km2, e que tempos depois através de desmembramentos foram dando origens a outros estados como os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, entre outros.

Capitania de São Paulo e Minas do Ouro.
A então capitania de São Paulo em 1709, quando tinha incríveis 3 milhões de km2.

Durante o século XIX, período em que o Brasil se tornou independente e começou a amadurecer como nação, São Paulo ainda não tinha muito protagonismo no cenário nacional, pelo menos no que diz espeito a questões econômicas e sociais, pois era tudo centrado no Rio de Janeiro e nos estados do Nordeste.

Porém no fim do século XIX e início do século XX, São Paulo começou a ter um grande florescimento na economia, se destacando muito pelo café e pela indústria. E devido a isso começou a receber muitos imigrantes. 

O tempo foi passando e em meados do século XX, São Paulo se destacava além das questões econômicas, também no lado da comunicação e cultura, e a partir da década de 50 o estado começou também a receber muitos migrantes, em especial nordestinos que vinham em busca de uma vida melhor.

Décadas depois em fins do século XX e início do século XXI e até os dias atuais, São Paulo é atualmente líder no Brasil em diversos aspectos, tendo uma grande economia e bastante influência na cultura e comunicação, sediando grandes empresas de comunicação além também de grandes eventos e produções culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado pede 1 milhão de dólares ao coach Pablo Marçal, após desafio em entrevista

Coach se envolveu em mais uma polêmica. Só que dessa vez poderá doer em seu bolso. Recentemente o coach Pablo Marçal entrou em uma grande fu...