sábado, 11 de fevereiro de 2023

Colossos do Passado - Estados Unidos - Um gigante influente....

Colossos do Passado - Estados Unidos - Um gigante influente...

E pra encerrar a série Colossos do Passado, em seu último capítulo iremos falar dos Estados Unidos. Embora a série seria digamos que para falar dos países que foram potências dominantes no mundo desde os tempos antigos até digamos que pouco tempo atrás, achei interessante e importante falar dos Estados Unidos. Pois afinal de contas muita gente iria ficar se perguntando quem será a potência atual? E embora há quem diga que os Estados Unidos está perdendo esse posto para a China, os Estados Unidos ainda é a potência mundial. E lembrando que não estou puxando saco dos Estados Unidos, estou expondo apenas a realidade, e afinal de contas gosto e muito do Brasil e acho muito interessante que o Brasil seja neutro no cenário internacional, só gostaria apenas e creio que isso irá acontecer, que o Brasil seja um país super desenvolvido, com uma ótima infra estrutura, justiça de verdade e uma ótima qualidade de vida. Além do mais continuaremos a série.

Como tudo começou

A princípio a América foi descoberta em 12 de outubro de 1492, e logo em seguida começou a colonização, primeiramente no que é hoje a República Dominicana, o Haiti e depois Cuba e México. Nesse período e nos próximos anos, Espanha e Portugal dominam os mares, a França vendo isso resolve agir e partir para esta onda também e se dá bem, adquirindo grandes porções de terras na América do Norte, e depois não sei como, mas consegue arrendar o Haiti da Espanha.

A Inglaterra não querendo ficar para trás também entra na onda e inicia suas navegações, até que em 1607 inicia a colonização dos Estados Unidos, fundando nos próximos anos o que ficou conhecido como Treze Colônias {Semelhante as Capitanias Hereditárias no início da colonização do Brasil por Portugal}, que eram o território original dos Estados Unidos.

Os anos se passam e os Estados Unidos começa a receber diversos imigrantes ingleses, muitos deles fugindo de perseguições religiosas na Inglaterra, e talvez seja por isso que foi nos Estados Unidos onde se iniciou essa grande variedade de igrejas cristãs. Pois talvez seria uma maneira democrática de cada um ter sua fé e sua denominação de preferência.

Mas enfim os anos se passam e em meados de 1770 os Estados Unidos, que já tinha uma qualidade de vida melhor que na Inglaterra começa a exigir uma representação no parlamento inglês, o que é negado, e ainda por cima anos anos depois a Inglaterra começa a pensar em aumentar os impostos nos Estados Unidos, e isso causa revolta acontecendo a famosa Destruição de Caixas de Chá na cidade de Boston que era se não me engano de produção inglesa. Os ingleses não iriam deixar barato e provavelmente revidaram, até que em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos declaram sua independência e a partir daí se inicia uma longa guerra de independência, onde os Estados Unidos teve ajuda da França {Uma histórica rival da Inglaterra}.

Em 1783 a Inglaterra reconhece oficialmente a independência dos Estados Unidos, e a partir daí os Estados Unidos começam a se organizar, criando sua constituição em 1787 e elegendo seu primeiro presidente, George Washington em 1789, que ficou no cargo até 1799 e iniciou a construção da famosa Casa Branca.

A partir do reconhecimento de sua independência até fins do século XVIII, os Estados Unidos procurou se organizar e já no início do século XIX, já um Estado organizado procurou se desenvolver. E em meio a decadência de potências históricas e regionais como o Império Otomano, França, Espanha e Rússia, os Estados Unidos começa a atrair uma importante gama de imigrantes, o que acabou também por ajudar em seu desenvolvimento e já em 1872 o PIB dos Estados Unidos ultrapassou o PIB da Inglaterra, considerada até então a potência dominante.

Embora rico, os Estados Unidos ainda não tinha influência e a situação começou a mudar quando após o fim da Primeira Guerra Mundial, concedeu empréstimos aos países europeus se reconstruíram após a guerra, além também de suas indústrias terem gerado muito lucro durante o conflito. E é tanto que os anos 20 foram um dos períodos de maiores prosperidades nos Estados Unidos, até que em 1929 veio a grande crise econômica conhecida também como Grande Depressão que prejudicou muitos países, inclusive os Estados Unidos.

Mas alguns anos depois o governo americano criou um plano conhecido como New Deal, onde procurou recuperar a economia do país criando postos de trabalho em obras públicas, acabando aos poucos com o desemprego e concedendo empréstimos para as empresas se recuperarem. O plano deu certo e no final dos anos 30 o país já estava nos trilhos de novo. Até que...

Veio a Segunda Guerra Mundial, e novamente os países europeus, que eram as potências da época estavam no fronte da guerra. Os Estados Unidos estava neutro até dezembro de 1941, e enquanto isso fornecia alimentos e talvez outros tipos de mercadorias aos países em guerra. Até que ao ter um de seus territórios invadidos pelo Japão em dezembro de 1941 entrou na guerra. E como o Japão já era uma potência militar, isso foi uma prova de fogo para os Estados Unidos garantir também a supremacia militar, pois se conseguir derrotar uma potência militar, consegue se sobressair sobre os demais países.

E foi isso o que aconteceu. Em setembro de 1945 consegue derrotar o Japão que era uma potência militar, e com as potências europeias devastadas pela guerra, os Estados Unidos emerge como a maior potência mundial, com seu grande poderio econômico e militar, além de desenvolver armas nucleares, bomba atômica, coisas que outros países ainda não tinham, e também conseguir recrutar muitos cientistas alemães.

Os Estados Unidos também concedeu empréstimos aos países europeus devastados pela guerra, o que gerou um caixa forte para o país, além também de investir no Japão e na então Alemanha Ocidental no pós guerra. Os anos se passaram e mesmo tendo a União Soviética em sua sombra de 1945 até 1991, a União Soviética se foi e os Estados Unidos se tornou absolutamente a única potência mundial até os dias de hoje. Agora resta saber quem será a próxima....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado pede 1 milhão de dólares ao coach Pablo Marçal, após desafio em entrevista

Coach se envolveu em mais uma polêmica. Só que dessa vez poderá doer em seu bolso. Recentemente o coach Pablo Marçal entrou em uma grande fu...