domingo, 5 de maio de 2024

Dênis da Rocinha - O primeiro chefão do tráfico no Rio

Dênis da Rocinha - O primeiro chefão do tráfico no Rio.

Dênis da Rocinha ficou famoso nos anos 80 por dar entrevistas e aparecer na mídia.

Já contei aqui um pouco sobre a história do tráfico no Rio, e por ser uma cidade grande, infelizmente esse tipo de coisa influencia em outras cidades do país as vezes. Um exemplo disso são as facções criminosas, que a princípio só existia no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas nos últimos 15 anos andou surgindo diversas facções criminosas regionais em diversos estados do Brasil. E que fique bem claro, que facções criminosas não é exclusividade do Brasil ou da América Latina não. As facções criminosas são super comuns também nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a única diferença é apenas o nome, pois no Brasil se fala "Facção", na Europa se fala "Máfia", e nos Estados Unidos se fala "Gangue". E além disso, as facções criminosas se popularizaram nos Estados Unidos e na Europa, e só depois de muito tempo foi fundada no Brasil a primeira facção criminosa, o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro, em 1979. 

Dênis da Rocinha dando entrevista para um repórter.
Mas voltando ao assunto, hoje em dia quando se fala em Tráfico de Drogas, logo vem em mente um Traficante, alguém que comanda o Tráfico em determinado local, pois desde o fim da década de 70,  crime no Brasil nesse aspecto passou a ficar mais organizado, e com isso foram surgindo as primeiras lideranças, e praticamente o primeiro chefão do tráfico que chegou a ficar famoso, como os demais que conhecemos, foi Denir Leandro da Silva, mais conhecido como "Dênis da Rocinha". Ele realmente gostava da fama e de dar entrevistas, e não estava nem aí em mostrar o rosto, e além de ser o primeiro chefão do tráfico conhecido, ele foi também o primeiro chefe do tráfico na Rocinha e também a adotar aquele sistema de ajuda na comunidade, como distribuindo cestas básicas aos mais pobres, pagar médicos, entre outros feitos. Essa tática passou a ser usada por outros chefes do tráfico no Rio nos próximos anos também em outras favelas.

Dênis da Rocinha nasceu em 1950, no Rio de Janeiro, não sabemos praticamente nada sobre sua infância e adolescência, e também não sabemos se ele teve filhos, o que sabemos foi que ele teve dois irmãos, que acabaram sendo assassinados no início dos anos 90, e se chamavam Ptsy e Osnir, ambos mortos em 1990 e 1992 respectivamente. Provavelmente Dênis entrou para o mundo do crime nos anos 70, pois em 1980 ele se tornou o primeiro chefão do tráfico na Rocinha, comandando o tráfico na favela por vinte anos.

A princípio quando Dênis assumiu a chefia da favela, ele dividia o comando com outro traficante conhecido como "Emanué", porém Emanué acabou sendo morto em 1984, e Dênis passou a comandar tudo sozinho e muito provavelmente o tráfico na Rocinha já era o mais lucrativo no Rio de Janeiro, assim como nos dias atuais, por isso o comando do tráfico nessa favela é tão cobiçado por traficantes e facções rivais.

Em 1987, Dênis foi preso e passou a ficar no presídio de segurança máxima Bangu I, que acabara de ser inaugurado {Vale lembrar que naquela época ainda não existiam presídios federais como hoje em dia}. Mas o sistema no presídio de Bangu I era quase o mesmo dos presídios federais, pois o preso fica sozinho em uma cela, além também dos reforços de segurança no presídio. Porém mesmo preso, Dênis continuou comandando o tráfico na Rocinha, e nomeou um "gerente", que era conhecido como "Bolado". Mas Bolado morreu em 1988 com um tiro acidental, e foi substituído por outro gerente, conhecido como "Naldo", mas que também ficou por pouco tempo no comando da favela e morreu também.

Ao longo dos próximos 14 anos foram vários "gerentes" que a favela da Rocinha teve, mas Dênis sempre estava no comando geral, até que ele acabou sendo assassinado em 8 de janeiro de 2001, dentro de sua cela em Bangu I. Até hoje não se sabe ao certo como ele foi assassinado, quem e qual motivo. Porém o que se suspeita é que foi o também traficante Fernandinho Beira Mar que mandou assassinar Dênis, pelo motivo de que Fernandinho queria unificar as facções, mas Dênis não aceitou, e há também quem diz que é porque Dênis não permitiu um depósito de armas ou drogas na Rocinha. São várias teorias, e no dia de seu assassinato é relatado que as luzes do presídio se apagou e o presídio ficou cerca de 1 hora sem luz, e quando luz voltou, o traficante foi encontrado morto dentro de sua cela. Após a morte de Dênis, o gerente Lulu da Rocinha passou a ser o chefão do tráfico na favela, até ser morto em confronto com o BOPE em 2004. Atualmente o comando do tráfico na favela é exercido segundo a justiça por um traficante conhecido como "Rogério 157", que está preso, e seu gerente que é conhecido como "Johnny Bravo", e são da facção criminosa Comando Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um pouco da História de Israel para entender melhor esse conflito...

Estado de Israel fica localizado no Oriente Médio e tem 20 mil km2 {Quase do tamanho do Estado de Sergipe}. Recentemente o Estado de Israel,...