sexta-feira, 12 de abril de 2024

O dia em que a cidade do Rio de Janeiro quase virou uma "Balneário Camboriú"

O dia em que a cidade do Rio de Janeiro quase virou uma "Balneário Camboriú".

Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro... A cidade maravilhosa, a cidade brasileira mais conhecida no mundo, a que já foi a capital do Brasil por quase 200 anos, e mesmo não sendo capital do Brasil, continua sendo uma das cidades mais importantes do Brasil e até os dias de hoje ainda é a sede de algumas instituições do governo federal. Mas tem uma pequena curiosidade aqui sobre o Rio de Janeiro que se tivesse sido levado a diante e dado certo, a cidade não seria exatamente o que é hoje: Uma cidade bem grande.

Isso porque o Rio de Janeiro quase se desintegrou em várias novadas cidades, e tal fato aconteceu em 1963, quando houve um plebiscito entre a população para elas decidirem se os bairros da cidade virariam novas cidades, e com isso o território do Rio de Janeiro seria reduzido, muito provavelmente a apenas a Zona Sul, já que a cidade era a capital do extinto estado da Guanabara.

Agora você ficou confuso né? E ainda mais quando disse que o Rio de Janeiro era a capital do estado da Guanabara. Mas vou explicar aqui como e o que de fato aconteceu:

Em 1960, com a transferência da capital do Brasil para Brasília, o governo federal ficou meio que sem saber o que fazer com a cidade do Rio de Janeiro, que até então era o Distrito Federal. Até que no mesmo ano,  governo decidiu que a cidade do Rio de Janeiro se transformaria em um estado, cujo nome seria Guanabara. E assim foi fundado o estado da Guanabara.

E pra quem ainda não sabe, o território do estado da Guanabara era o mesmo território da cidade do Rio de Janeiro, o que fazia com que a cidade do Rio de Janeiro era uma cidade e ao mesmo tempo um estado. {OBS: A capital do estado do Rio de Janeiro nessa época era a cidade de Niterói}. E foi então que alguns anos depois, em 1963 o governo pensou em criar várias novas cidades dentro da Guanabara, e com isso óbvio, os bairros do Rio de Janeiro, pelo menos os maiores, como Campo Grande, Santa Cruz, entre outros, iriam virar novas cidades, e com isso a Guanabara teria várias cidades dentro de seu território, assim como os outros estados.

Mas o governo resolveu consultar o povo a respeito disso, e o povo não aceitou que se criassem novas cidades dentro da Guanabara, permanecendo o estado como uma cidade-estado. Até que em 1975 aconteceu a fusão entre o estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro. Com isso o território da Guanabara passou a ser somente o território da cidade do Rio de Janeiro, que tem o mesmo tamanho até hoje, e com uma população de 6,7 milhões de habitantes. {Aliás, no fim dos anos 60, o território da Guanabara era de 1,3 mil km2.

E se o povo tivesse decidido pelo sim, e novas cidades teriam sido criadas, como seria hoje?

Pois então... Se o povo tivesse decidido que sim, novas cidades teriam sido criadas dentro da Guanabara, e essas cidades provavelmente seriam vários bairros que iriam se transformar em cidades. E suponhamos que a cidade do Rio de Janeiro então tivesse seu território reduzido a apenas a Zona Sul.

Com a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro em 1975, essas novas cidades criadas dentro da Guanabara teriam passariam então a fazer parte do estado do Rio de Janeiro, e a cidade do Rio de Janeiro hoje, que digamos que seria reduzida a apenas a Zonal Sul, hoje teria um população em torno de 1 a 2 milhões de habitantes, que acredito eu que seja a população total da Zona Sul.

Ou seja... Se isso realmente tivesse acontecido, a cidade do Rio de Janeiro seria basicamente como a cidade de Balneário Camboriú, só que um pouco maior, já que Balneário Camboriú tem 110 mil habitantes. Muito provavelmente a qualidade de vida da cidade do Rio de Janeiro seria uma das mais altas do Brasil inteiro, já que seu território seria reduzido a apenas a Zona Sul. E antes que alguém critica ou fica militando, eu estou apenas expondo fatos, e não é novidade pra ninguém, que a Zona Sul do Rio de Janeiro possui a melhor qualidade de vida daquela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado pede 1 milhão de dólares ao coach Pablo Marçal, após desafio em entrevista

Coach se envolveu em mais uma polêmica. Só que dessa vez poderá doer em seu bolso. Recentemente o coach Pablo Marçal entrou em uma grande fu...