quarta-feira, 17 de abril de 2024

#Cinema - Marcados Pelo Sangue

Cinema - Marcados Pelo Sangue.

Damian Chapa {Miklos} e Benjamin Bratt {Paco} em cena de Marcados Pelo Sangue.

Filme é uma coisa que a muitos anos atrás eu gostava muito de assistir, depois de um tempo perdi a vontade, mas nos últimos tempo eu voltei a gostar de assistir filmes de novo, tanto que a uns tempos atrás eu assisti vários filmes, a maioria é antigo, como Rambo IV, Marcados Pelo Sangue, e mais um que acabei esquecendo, mas na minha opinião se o filme é bom, ele é bom independentemente da época. Eu não consigo entender como as pessoas só gostam de um filme porque é "novo", é "lançamento", parecem que não tem opinião própria e são tudo influenciados pelas modinhas do momento.

Mas voltando ao assunto aqui, dentre os vários filmes que eu assisti ultimamente, está o filme Marcados Pelo Sangue {em inglês Blood in Blood Out}, é um filme de ação, aventura e drama, lançado em 1993 {Não é tão antigo assim né? Vamos combinar, é o ano em que eu nasci, hahaha}. O filme de um modo geral conta a história de três jovens primos que fazem parte de uma gangue criada por eles, chamada Los Porra Loca, pois os três primos embora americanos, são hispânicos {Nome que se dá ao pessoal da América Latina que mora ou nasceram nos Estados Unidos, especialmente o pessoa de língua espanhola, como mexicanos, porto-riquenhos, entre outros}. Porém um dos diferenciais do filme é que dentre os três primos, chamados Paco {Benjamin Bratt, Miklos {Damian Chapa} e Cruz {Jesse Borrego}, um deles que é o Miklos é branco, enquanto os demais são pardos, características dos latinos. E no começo Miklos não é muito bem aceito por seu primo Paco, que é uma espécie de líder da gangue, porém Miklos se mostra tão latino quanto eles, já que sua mãe é latina e irmã da mãe de Paco.

O filme já começa mostrando Miklos indo morar durante um tempo na casa de sua tia, que é a mãe de Paco, e no começo como disse antes, Paco é meio resistente em aceitar Miklos no grupo, mas com o passar do tempo o acaba aceitando, ainda mais depois que ele propôs que Miklos mostrasse coragem para ser aceito no grupo, e Miklos por ser meio inocente e sedento por querer fazer parte do grupo acaba aceitando.

Em dado momento está tudo bem entre os três, até que uma gangue rival acaba pegando Cruz de surpresa e o espanca, fazendo ele ter problemas de colunas por um tempo. O grupo Los Porra Loca, liderados por Paco acaba depois vingando a surra que Cruz ganhou, e no meio do confronto Miklos acaba matando um membro da gangue rival e depois numa tentativa de ele e Paco fugirem da polícia, Miklos acaba sendo preso.

E é a partir de agora que o filme começa a ficar interessante. E quando chega na cadeia, Miklos acaba tendo que se virar para digamos que sobreviver ou ter uma vida mais digna na cadeia, pois é constantemente assediado sexualmente por alguns homens e ora também ameaçado por outros. E de certa maneira as cenas na prisão até mostra um pouco da realidade prisional nos países do mundo até aquela época {Anos 90}, inclusive no Brasil, onde havia muitos conflitos.

Em dado momento um cozinheiro se aproxima de Miklos e se interessa em ficar com ele, ele resiste, mas por querer fazer parte de uma outra gangue dentro da cadeia formada por latinos e conhecida como La Onda, Miklos acaba recebendo uma missão um tanto quanto perigosa: Ter que matar o cozinheiro, já que o cozinheiro sempre regulava e faltava com respeito os demais presos, principalmente os membros da La Onda. Miklos em sua sede de querer fazer parte de algo acaba aceitando e completa o serviço, e por fim entra para La Onda.

Enquanto isso do lado de fora da cadeia, Paco que antes era revoltado e não queria nada com a vida acaba entrando para o serviço militar e depois vira um policial do FBI, encarregado de fazer investigações a respeito de tráfico de drogas e gangues. Já Cruz acaba fazendo sucesso com seus quadros, porém continua com seus vícios em heroína e em dado momento cai no sono usando a droga junto com um amigo e nesse meio tempo seu irmão mais novo que era criança experimenta a droga sem saber e acaba morrendo, fazendo com que seus pais ficassem decepcionados com ele.

Em dado momento Miklos recebe a liberdade condicional, acaba indo trabalhar em uma fábrica como condição e vai morar em uma casa {Uma espécie de Albergado}, onde divide com vários outros ex presidiários em liberdade condicional, que acabam dando festas na casa direto.

Por fim ao longo do filme, depois Miklos volta para o crime, acaba indo para a cadeia de novo, onde em dado momento teve uma parte de sua perna amputada devido a um tiro que levou de seu primo Paco, agora policial em uma tentativa de assalto que Miklos estava fazendo. Paco, que estava muito apegado a polícia acaba depois pedindo desculpas a Miklos pelo acontecido, pois não concordava com ele está assaltando e queria o seu bem. Cruz tempos depois volta a fazer as pazes com seus pais, e Miklos no fim do filme acaba se tornando o novo líder da La Onda na cadeia, já que o então líder da La Onda na cadeia acabou morrendo quando se preparava para visitar sua filha em uma emboscada.

O final do filme na minha opinião poderia ser melhor, achei meio sem graça, mas de um modo geral o filme é muito bom e dou nota 9. Lembro que a primeira vez que assisti esse filme foi em 2012 quando tinha acabado de chegar do meu então trabalho a meia noite, onde trabalhava de operador de caixa em um supermercado. Como tinha TV a cabo no meu quarto, tinha um canal chamado TCM, que era conhecido por passar filmes antigos, e foi lá que assisti Marcados Pelo Sangue pela primeira vez, porém quando assisti o filme naquele dia eu peguei apenas a metade do filme até o final, e gente... Esse filme é muito grande, ele tem 3 horas de duração, tanto que achei que quando peguei o filme na metade, eu achava que estava no começo ainda, pois lembro que o filme ainda demorou um tempão pra acabar. E quem diria, depois de 12 longos anos, assisti esse filme completo pela primeira vez, hahaha.

Além disso não sei se o canal TCM ainda existe, mas lembro também de um outro filme que assisti naquele canal também em 2012, mas foi ali no verão daquele ano, mas precisamente em dezembro mais ou menos e o filme se chamava O que Terá Acontecido a Baby Jane, um filme de 1962 e em preto e branco, e confesso que até hoje não sei como consegui assisti aquele filme até o final, pois é um filme que meio que prende a gente. E sobre a categoria, O que Terá Acontecido a Baby Jane é um filme de drama que mostra a briga entre duas irmãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado pede 1 milhão de dólares ao coach Pablo Marçal, após desafio em entrevista

Coach se envolveu em mais uma polêmica. Só que dessa vez poderá doer em seu bolso. Recentemente o coach Pablo Marçal entrou em uma grande fu...